Inverno de 2024 Quente e Seco

O inverno de 2024 - definido na meteorologia como o período entre 1 de junho a 31 de agosto - foi marcado por anomalias negativas (i.e., chuvas abaixo da média histórica) em praticamente todo o Paraná (Figura 1), seguindo um comportamento nacional. As áreas localizadas no centro do estado e nos Campos Gerais foram as que mais sofreram com a estiagem, experimentando anomalias negativas de chuva em torno de 200 mm. A atividade de bloqueios atmosféricos está entre os principais motivos para a diminuição da precipitação no estado, uma vez que impediu o avanço de frentes frias sobre o Sul do Brasil.

Figura 1: anomalias de precipitação entre junho e agosto de 2024 (mm).

Como consequência da baixa umidade e pouca formação de nuvens de chuva, anomalias positivas de temperatura (i.e., temperaturas acima da média) se apresentaram em todas as mesorregiões paranaenses. O setor central do Paraná foi o que apresentou os maiores desvios de temperatura máxima em relação à média, com anomalias superiores a 2,5°C. Já em relação à temperatura mínima, as áreas mais a noroeste do estado foram as que experimentaram o maior aquecimento, observando desvios de até 3,0°C acima da média. Pode-se dizer que, em média, as maiores anomalias ocorreram no Noroeste e Norte Central Paranaense (Figura 2).

Figura 2: anomalia de temperatura média entre junho e agosto de 2024.

Os valores acumulados de chuva no período são apresentados na Tabela 1, onde nota-se que os municípios das mesorregiões Sudoeste e Metropolitana de Curitiba foram os que receberam os maiores volumes, com valores entre 300 e 400 mm.

Tabela 1: acumulados de chuva nas estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET no inverno de 2024 (mm).

A menor temperatura no período foi registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no município de General Carneiro, em 13 de agosto de 2024, sendo -5,3°C. Já a maior temperatura foi observada em Capanema, com registrados 38,7°C pelo SIMEPAR em 18 de agosto de 2024.

Nas tabelas 2 e 3 é possível verificar, respectivamente, os maiores e os menores valores de temperatura registrados no inverno pelas estações meteorológicas do SIMEPAR.

Tabela 2: maiores temperaturas do trimestre junho, julho e agosto de 2024 registradas pelas estações meteorológicas do SIMEPAR.

Tabela 3: menores temperaturas do trimestre junho, julho e agosto de 2024 registradas pelas estações meteorológicas do SIMEPAR.