Sistema de Detecção

Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas
O Sistema de Detecção e Localização de Descargas Atmosféricas gera pesquisa científica e produtos destinados a aplicações na previsão de tempo, na análise e manutenção de sistemas elétricos de transmissão, de distribuição e na emissão de laudos de análise de eventos severos para seguradoras e empresas de engenharia.

O sistema utiliza as tecnologias denominadas "Tempo de Chegada" ("Time of Arrival" - TOA) e "Localização da Direção Magnética" ("Magnetic Direction Finder" - MDF). A precisão das informações de localização de raios do sistema é, em média, de 500 metros dentro do perímetro definido pela posição das estações remotas de recepção. O sistema opera através do Sistema de Posicionamento Global ("Global Positioning System" - GPS), o qual proporciona informações de temporização de raios com resoluções de até 300 nanossegundos.

Entre os produtos de visualização gerados pelo sistema se destacam:


Após os sinais das descargas serem registrados pelos sensores, eles são enviados as centrais de processamento onde são então processados para obter-se a localização e características das descargas, e disponibilizados para visualização em tempo real ou armazenados para análises históricas. A RINDAT possui 4 centrais em: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São José dos Campos.

Os sinais dos sensores são transmitidos através de canal de comunicação dedicado para as centrais de processamento, onde são processados e distribuídos para unidades de visualização e armazenamento de dados.

Clique para ampliar a imagem.